NOTÍCIAS

FAVELA MUNDO COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM EMPODERAMENTO INFANTIL

21/11/2018

 

Projeto exibirá o filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, seguido por debate com 600 crianças e adolescentes atendidas na Rocinha e CDD.

 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o projeto Favela Mundo exibirá o filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, de Miguel Rodrigues. A história é sobre um menino negro que, ao colorir um desenho de sua família, encontra um grande dilema: a professora o manda usar o lápis cor da pele. Sem entender por que um lápis de cor bege é a referência de cor de pele, ele sai em uma aventura para descobrir quem afinal tem esta cor, já que a cor clara não representa sua pele e nem de sua família.

 

A exibição gratuita, seguida de debate, será feita no EDI Sra. Perciliana de Alvarenga, na Cidade de Deus, às 10h e na Biblioteca Parque da Rocinha, às 14h, para cerca de 600 crianças e adolescentes atendidos pelo Favela Mundo nas comunidades.

 

“É muito importante ensinarmos empoderamento desde cedo. A maioria das crianças negras, não se sente representada na mídia, brincadeiras e jogos. Isso acaba influenciando em seu desenvolvimento. Queremos mostrar que não existe uma cor de pele certa, todos são únicos e especiais e precisam se sentir representados”, aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG Favela Mundo, homônima ao projeto. “Datas comemorativas são ótimas para abordarmos temas como este, mas é um trabalho que fazemos também no dia a dia, através do ensino do teatro, música e dança. Cada atividade é pensada para fortalecer essa criança e prepará-la para ser uma cidadã.”

 

O projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

 

DUDU E O LÁPIS COR DA PELE

O filme conta a história de Dudu, um menino negro de 7 anos que, após escutar o termo “lápis cor da pele” durante uma aula de artes, pela própria professora, fica confuso e sai tentando entender sua própria identidade, buscando quem se enquadraria nesse padrão de cor de pele. "Dúdú" é uma história contada pelo ponto de vista inocente e curioso de uma criança, porém retratando essa questão séria do racismo velado na nossa sociedade, se passando em uma escola particular, com uma criança de classe média, para mostrar também que certos preconceitos não são exclusivos da periferia.

 

A ONG FAVELA MUNDO

Atualmente a ONG desenvolve atividades para 673 crianças e adolescentes na Cidade de Deus e Rocinha. Fundada em setembro de 2010, a Favela Mundo passou por 11 comunidades e beneficiou mais de 4.500 crianças e jovens. A ONG tem em seu currículo o reconhecimento de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, feito pela ONU em 2014, no World Cities Day, em Nova York, além de representar nosso país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

 

SERVIÇO

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a ONG Favela Mundo exibirá o filme “Dudu e o Lápis Cor da Pele”, no dia 22 de novembro:

10h- EDI Sra Perciliana. Rua Moisés, s/n, na Cidade de Deus

14h- Biblioteca Parque da Rocinha, Est. da Gávea,454.

 

Informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 ou 3349-2548.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados