NOTÍCIAS

O PROJETO COPA GRAFFITI PROMOVEU OFICINAS DE ARTE DE RUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ACARI

03/10/2018

 

Uma lata de spray, uma máscara de proteção respiratória e um muro em branco, prestes a ganhar cor. Foram esses os elementos necessários nas oficinas de arte de rua que o festival Copa Graffiti promoveu em escolas públicas de Acari, Irajá, Maracanã e na associação de moradores do Engenho da Rainha, na última semana de setembro. Para valorizar a cultura nesses locais, grafiteiros farão desenhos em muros no entorno das estações do MetrôRio que estão situadas nessas regiões.

 

O pequeno Richard Vinicius Leal, de 11 anos, morador do Engenho da Rainha, participou da oficina na associação e ficou encantado em fazer parte da experiência com o grafite. Foi amor à primeira vista.“Senti que posso fazer alguma coisa da vida. Fiquei com vontade de pintar outros muros”, disse ele, com os olhos brilhando.

 

Nas oficinas, ministradas pelo artista e curador da Copa Graffiti, Airá Ocrespo, as crianças aprenderam noções sobre a arte urbana, fizeram exercícios com caneta e papel treinando letras no estilo do grafite e, finalmente, empunharam as latas de spray e ajudaram a preencher muros com mensagens positivas.“Sei que muitas dessas crianças não vão se tornar profissionais do grafite, mas entendo que, ao ter contato com esse tipo de arte, elas criam uma identificação com a cultura urbana”, comemora Ocrespo.

 

Na terceira edição da Copa Graffiti, quatro equipes, com seis grafiteiros cada, disputam um prêmio de R$ 20 mil. Eles vão colorir os muros do entorno das estações Maracanã, Engenho da Rainha, Irajá e Acari/Fazenda Botafogo com painéis sobre cidadania. O mural vencedor será escolhido por júri técnico e voto popular. O público pode votar na arte de sua preferência no site oficial da Copa Graffiti. A iniciativa é realizada pela Estilo Azul Comunicação Eireli, patrocinada pela Prefeitura do Rio, Secretaria Municipal de Cultura, via Lei de Incentivo do ISS, pelo MetrôRio e conta com o apoio do Instituto Invepar.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados