NOTÍCIAS

FAVELA MUNDO ABRE 600 VAGAS PARA OFICINAS ARTÍSTICAS GRATUITAS

18/06/2018

 

Projeto já atendeu mais de 4.500 crianças nos últimos oito anos. Oficinas acontecerão na Rocinha e na Cidade de Deus

 

Que tal aproveitar o contraturno escolar da criançada para aprender ballet, jazz, hip hop, musicalização, teatro e violão gratuitamente? As aulas são oferecidas pelo Projeto Favela Mundo, que neste semestre estará na Rocinha e na Cidade de Deus. Serão 600 vagas, 300 vagas em cada unidade. As inscrições abrem no dia 2 de julho e as aulas começam no dia 31 do mesmo mês.

 

O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar. O Favela Mundo já beneficiou mais de 4.500 crianças e jovens de 132 comunidades e bairros do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Para se inscrever, basta ter entre 2 e 18 anos e estar matriculado na escola.

 

Segundo Marcelo Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo - homônima ao projeto – os moradores das duas comunidades se mobilizaram para levar a iniciativa de volta aos locais, já que a premissa é que o Favela Mundo fique um ano em cada local.

 

“Em 2017, desenvolvemos o projeto de capacitação profissional para jovens e adultos na Rocinha. Em três dias, todas as 300 vagas foram preenchidas. O sucesso foi tão grande que a comunidade se mobilizou e pediu nosso retorno com abaixo assinado e campanha nas redes sociais”, relembra Marcelo. 

 

"A Rocinha foi uma das comunidades que melhor nos receberam até hoje, criamos laços muito fortes com os alunos, por isso é um enorme prazer voltar. Em 2018, o Favela Mundo chega à Rocinha com oficinas para as crianças e adolescentes. As mães que no ano passado foram capacitadas por nós estão ansiosas para que seus filhos participem das aulas de teatro, música e dança. Acreditamos que todas as oficinas lotem ainda mais rapidamente, por isso é preciso estar atento ao início das matrículas”, aconselha Andriotti.

 

Marcelo relembra que a Cidade de Deus também se mobilizou para que o projeto continuasse na comunidade, uma vez que já tinha acabado o período de um ano. “A CDD pediu tanto à LAMSA, nossa patrocinadora, que conseguimos renovar por mais um ano. Será a terceira edição do Favela Mundo na comunidade, todos já nos conhecem. Mais de 700 alunos já participaram de nossas atividades só na Cidade de Deus. É praticamente nossa segunda casa.”

 

REFERÊNCIA PARA A ONU

Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em oito eventos no exterior. O mais recente foi em novembro de 2017, quando Marcelo Andriotti foi nomeado Embaixador de Liderança no Toronto World Leadership Forum, que ocorreu no Canadá.

 

SERVIÇO

Projeto Favela Mundo oferece 600 vagas para oficinas gratuitas de ballet, jazz, hip hop, musicalização, teatro e violão. As inscrições podem ser feitas nos próprios polos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Para se inscrever, é necessário apresentar comprovante de escolaridade e ter entre 2 e 18 anos. As matrículas podem ser feitas a partir do dia 2 de julho, e as aulas começam no dia 31 do mesmo mês. 

 

Rocinha: O Favela Mundo estará na Biblioteca Parque da Rocinha, que fica na Estrada da Gávea, 454.

 

Cidade de Deus: O projeto funcionará na EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés s/n).

 

Informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 ou 3349-2548.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados