NOTÍCIAS

JOVENS CONSTRUTORES EM UMA NOVA FORMAÇÃO

28/05/2018

O que é o programa?

 

O Programa Jovens Construtores, originalmente concebido pela organização americana YOUTHBUILD e implementado no Brasil desde 2009 pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde –, é uma tecnologia social voltada para a formação profissional e cidadã de jovens moradores de favelas e periferias. As edições do Programa já tiveram formações nas áreas de construção civil e telecomunicações, e agora, pela primeira vez em elétrica! Essa edição aconteceu no bairro da Pavuna com apoio do MetrôRio e Instituto Invepar, parceria técnica do CIEE, parceria estratégica do SENAI e realização da ONG RONGO.

 

 

“O curso é uma grande oportunidade que raramente eu vejo e tive. Pra mim foi um grande passo para tentar um emprego,outros cursos... 

Foi muito bom, eu nuca vi isso por aqui, já vi em outros lugares, mas próximo a minha casa eu nunca vi. Foi muito bom eu adorei ter essa oportunidade”.

Tainara Rodrigues

 

O objetivo do Programa vai além da formação profissional, tem como missão o crescimento pessoal de cada um associado à mobilização e desenvolvimento de famílias, organizações e das comunidades onde os jovens residem. Eles receberam oficinas focadas no desenvolvimento comunitário, educação básica, ética e cidadania, promoção da saúde e educação ambiental.

 

Para por em prática o aprendizado os jovens realizaram Ativos Comunitários e Familiares, que são relacionados a formação profissional recebida na edição (elétrica predial). Os Ativos Comunitários foram feitos na organização de base comunitária local, a ONG RONGO, que sediou a edição Pavuna, e também nas casas dos jovens (Ativos Familiares).

 

 

As oficinas foram baseadas nos módulos de aprendizagem do Programa. O parceiro técnico do Jovens Construtores CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), oferece oficinas focadas no desenvolvimento pessoal, interpessoal e social dos jovens beneficiados (módulos 1 e 3).

 

O parceiro local André Rongo, foi o responsável pelos encontros sobre reciclagem e meio ambiente, e o CEDAPS trabalhou com os jovens sobre Promoção da Saúde na Semana de Prevenção e Cuidado (módulos 2 e 4). Já a educação e prática profissional (módulos 5 e 6) em elétrica predial foram realizadas pelo SENAI, através da parceria com o MetrôRio e o Instituto Invepar, que apoiaram essa edição.

 

No dia 27 de maio, aconteceu a formatura desses jovens:

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados