NOTÍCIAS

INSCREVER OS DIREITOS HUMANOS EM 1 E 1000 ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO

30/10/2017

 

 

Projeto inaugura Mural de Azulejos sobre os Direitos Humanos no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo

 

No próximo dia 30 de novembro o Hall Favela Hub / CIEP João Goulart recebe a inauguração do mural de azulejos do projeto “Inscrever os diretos humanos em 1 e 1000 escolas do Rio de Janeiro”, idealizado pela artista belga Françoise Schein e pela Associação INSCRIRE. O painel é resultado das oficinas do projeto e será montado a partir de desenhos produzidos pelos mais de 500 alunos das escolas municipais Marília de Dirceu e José de Linhares e do CIEP João Goulart, todas localizadas no Pavão-Pavãozinho/Cantagalo. O mural se tornará um marco dos Direitos Humanos na região, um verdadeiro legado para o bairro.

 

Com azulejos, tinta e pincéis em mãos, os alunos expressaram em desenhos os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), que foram transformados em painéis urbanos por Françoise. O projeto já realizou vários murais em escolas e em outros espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro.“O resultado impacta não só alunos e funcionários, mas também familiares e moradores do entorno, já que intervém no espaço urbano de forma perene. Uma por uma, chegaremos às 1.000", garante a artista e idealizadora Françoise Schein.

 

Além de ser instalado no Hall Favela Hub / CIEP João Goulart, o mural também entrará para o “Caminho Internacional dos Direitos Humanos”, que conta com painéis em Paris, Bruxelas entre outras cidades do mundo. O Brasil já participa do Caminho desde 2001. A cidade do Rio de Janeiro tem murais do projeto no morro do Vidigal, na estação Siqueira Campos do MetrôRio e no o Armazém da Utopia, Zona Portuária do Rio. A estação de Metrô da Luz, em São Paulo também recebeu um mural com o tema dos Direitos Humanos.

 

Patrocínios e Parcerias

Desde 2014, a Associação INSCRIRE em parceria com a OZ Produções, tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS) e apoio do Instituto Invepar e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a pré e pós-produção, no que se refere a preparação e auxílio na queima dos azulejos.

 

Sobre a INSCRIRE

INSCRIRE é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela artista plástica Françoise Schein e tem por objetivo promover a reflexão sobre os direitos humanos por meio de intervenções artísticas integradas ao cenário urbano e criadas de forma participativa. Ela vem atuando desde a queda do Muro de Berlim, em 1989. As principais obras dela no mundo são as estações de metrô Concorde (Paris), Parvis de St. Gilles (Bruxelas), Parque (Lisboa), mas se encontram também em mais de 100 praças e espaços públicos. No Brasil, ela produziu quatro grandes obras de azulejos: na estação Siqueira Campos do MetrôRio, na Praça do Vidigal e no Armazém da Utopia, ambas no Rio de Janeiro; assim como na estação de metrô da Luz, em São Paulo. Todos os painéis formam uma série em todo o mundo, mostrando a universalidade e a transversalidade da obra de Françoise Schein. É prevista uma grande retrospectiva da obra internacional dela no Museu Histórico Nacional em 2018.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados