NOTÍCIAS

METRÔRIO E INSTITUTO INVEPAR NEUTRALIZAM EMISSÕES DE CO2 CAUSADOS PELO DESLOCAMENTO DOS PASSAGEIROS E PELA OPERAÇÃO DO METRÔ DURANTE O ROCK IN RIO 2017

25/09/2017

 

 

Serão compensadas mais de mil toneladas de carbono

 

Além de fazer uma viagem rápida, segura e confortável até a Cidade do Rock, quem optar por ir ao Rock in Rio de metrô, nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro,contribuirá para reduzir a poluição no Planeta. O sistema metroviário ocupa um lugar de destaque na solução de mobilidade para o Rio de Janeiro. Com a capacidade para 1.800 passageiros, uma composição do Metrô retira das ruas da cidade 22,5 ônibus municipais, ou, ainda, 900 carros (com duas pessoas), contribuindo significativamente para a redução da emissão de CO2 equivalente.

 

A emissão por passageiro/km da operação do MetrôRio é três vezes menor que a dos ônibus e 35 vezes menor que a dos automóveis. Além disso, o Instituto Invepar em parceria com o MetrôRio neutralizou as emissões dos gases de efeito estufa que serão gerados pela operação especial das Linhas 1, 2 e 4 nos sete dias de evento e pelo deslocamento até as estações de um público estimado em 500 mil pessoas.A compensação será de 1.053 toneladas de CO 2 e por meio de créditos de carbono de um projeto de promoção da conservação da floresta amazônica, combinando manejo florestal sustentável, monitoramento da biodiversidade, investigação científica e desenvolvimento socioeconômico local.

 

Para realizar o projeto, o MetrôRio e o Instituto Invepar se uniram ao programa ambiental voluntário Amigo do Clima, que trabalha com projetos de redução de emissões de GEE desenvolvidos a partir de padrões internacionais.

 

Esta iniciativa soma esforços com o Amazonia Live, projeto socioambiental do Rock in Rio, cuja proposta é plantar quatro milhões de árvores na Amazônia e, assim, gerar um impacto positivo no meio ambiente e na economia local.

 

“Com a iniciativa de zerar a emissão de carbono do metrô durante o Rock in Rio, nós esperamos engajar as pessoas e outras empresas para uma sociedade debaixo carbono, e contribuir com as metas brasileiras de redução de desmatamento estipuladas no Acordo de Paris”, explica a especialista em Sustentabilidade do grupo Invepar, Mariana Kohler.

 

Ação transparente

Para que os usuários do metrô no Rock in Rio possam acompanhar a neutralização de carbono de forma transparente, o programa Amigo do Clima garantiu a rastreabilidade da atividade de responsabilidade climática.

 

Ao acessar o QR CODE abaixo é possível checar a certificação dada pelo Programa Amigo do Clima, assim como obter informações técnicas da compensação realizada por meio do cancelamento voluntário de créditos de carbono. Outra forma de acessar detalhes da ação é pelo site www.amigodoclima.com, utilizando o código de rastreamento AC17067.

 

Metrô - Estação Jardim Oceânico ficará aberta 24 horas

O MetrôRio fechou uma parceria inédita com o Rock in Rio para atender o público que for assistir aos shows. Durante o evento, o sistema vai operar no horário normal – de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e domingo, das 7h às 23h,mas a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque, sendo que as demais funcionarão somente para desembarque, após o seu horário de funcionamento.

 

Essa operação especial em conjunto com o BRT já foi testada com sucesso durante os Jogos Olímpicos e garantirá mais rapidez e conforto para o público durante o trajeto para a Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.

 

Compromisso da Invepar

A Invepar monitora as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em todas as empresas controladas do Grupo por meio do sistema eletrônico Climas, desenvolvido pela WayCarbon, e implementa diversas iniciativas de eficiência ambiental em suas operações para reduzir sua pegada de carbono.

 

Sobre a Invepar

A Invepar é um grupo brasileiro que atua há 17 anos na gestão de mobilidade e infraestrutura de transporte, segmentos de rodovias, aeroportos e mobilidade urbana. Seu portfólio diversificado é composto atualmente por onze concessões operando em sete estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia,Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco.

 

No portfólio de rodovias estão as empresas LAMSA, Concessionária Auto Raposo Tavares (CART), Concessionária Via040, Concessionária Litoral Norte (CLN), Concessionária Rio-Teresópolis(CRT), Concessionária Bahia Norte (CBN), Concessionária Rota do Atlântico (CRA) e ViaRio, totalizando 2340 KM administrados por essas concessões.

 

No setor aeroportuário administramos o maior aeroporto da América latina, GRU Airport, que operou em 2016 com um fluxo de 36 milhões de passageiros. No setor de Mobilidade Urbana, a Invepar é o maior operador privado de Metrô no Brasil, operando o MetrôRio e faz parte da administração do VLT Carioca.

 

Todas as concessões estão em operação e, que proporcionam mobilidade e acessibilidade a milhões de usuários em regiões estratégicas do território nacional.

 

Sobre o Instituto Invepar

O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência. Em 2016 foram apoiados 58 projetos socioambientais e mais de 70 mil beneficiários.

 

Pra saber mais acesse o QRcode:

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados