NOTÍCIAS

FAVELA MUNDO CHEGA A CIDADE DE DEUS E THOMÁS COELHO A PARTIR DE 3 DE JULHO

03/07/2017

Projeto oferecerá 600 vagas em oficinas de teatro, música e danças para crianças e jovens no contraturno escolar e capacitação profissional para seus pais

 

A ONG Favela Mundo, reconhecida pela ONU como modelo de inclusão social nas grandes cidades (World Cities Day 2014) inicia atividades em dois novos polos: Cidade de Deus e Tomás Coelho, sob patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.

 

Capacitação profissional e oficinas artísticas, sempre oferecidas gratuitamente, são as tônicas da entidade. Ao todo serão oferecidas 600 vagas em oficinas de danças brasileiras, hip-hop, jazz, teatro, musicalização e violão (para crianças e jovens até 18 anos) e cursos de decoração de unhas e maquiagem (para maiores de 15 anos).

 

As inscrições ocorrem nos respectivos polos a partir de 3 de julho e as aulas iniciam em 1 de agosto no EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés, s/n), na Cidade de Deus e no EDI Maria Mazzetti (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 4676), em Thomaz Coelho.

 

Os únicos pré-requisitos para a inscrição são ter até 18 anos e estar estudando, com isso o projeto torna-se uma excelente ferramenta de desenvolvimento social no contraturno escolar.

 

A Favela Mundo representou o Brasil em eventos realizados na ONU em 2013, 2014 e 2015 e em 2016 esteve na África/Marrocos, além de participar de eventos pedagógicos e sociais em Cuba e no México. Desde 2010 a entidade já beneficiou mais de 4.000 crianças, jovens e adultos de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense.

 

“Nosso objetivo é que os alunos comecem a ver a escola como um espaço lúdico e prazeroso. Com isso, a melhora no desempenho escolar e na relação entre os alunos é visível. Unir a educação e a cultura sempre foi nosso maior ideal. Esses são os pilares fundamentais no desenvolvimento social de uma criança. As aulas de danças, teatro e violão desenvolvem habilidades inerentes à criança que acabam se perdendo com a dura realidade de quem mora em uma comunidade marcada por confrontos e violência. Além da ludicidade desenvolvida pelas atividades, as modalidades que oferecemos desenvolvem a coordenação, a atenção, o raciocínio lógico e matemático além de noções de respeito, aceitação de diferenças, escuta, cumprimento de regras e responsabilidade.”- destaca Marcelo Andriotti, fundador da entidade.“Estivemos na Cidade de Deus em 2015 e 2016. A comunidade pediu tanto que continuássemos que estamos voltando. Lá tivemos mais de 500 alunos. Esperamos repetir o sucesso e aceitação, dessa vez no Bariri, outro ponto da comunidade”, complementa. “O Favela Mundo é um projeto itinerante. Passamos normalmente 1 ano em cada comunidade, desenvolvendo a cidadania através da cultura, desenvolvendo as potencialidades dos alunos, apresentando um mundo cheio de possibilidades, além de estimularmos a continuidade dos estudos. Optamos pela itinerância justamente para atingirmos cada vez mais crianças e jovens e realmente democratizar a cultura nas comunidades. O Favela Mundo planta a semente, mostra às famílias que é possível um desenvolvimento saudável e que todos tem direito aos bens culturais e a educação de qualidade.”-finaliza.

 

Cidade de Deus: EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés, s/n).

Tomás Coelho: EDI Maria Mazzetti (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 4676)

 

Inscrições: a partir de 3 de julho

Início das aulas: 1 de agosto

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Avenida Almirante Barroso, 52/ 3001

Centro, Rio de Janeiro, RJ

CEP 20031-000

MAPA DO SITE

© ekloos 2017    |    Instituto Invepar  |    Todos os direitos reservados